quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Analisando pH Shampoo e afins

É fato que cabelos bem cuidados atrai a atenção de qualquer pessoa, pode ser ele liso, ondulado ou cacheado, se estiver com brilho, balanço e aparência saudável, com certeza não passará despercebido.
Quem lembra-se daquele comercial antigo que dizia: “Shampoo só lava os cabelos...”???
Caso, você ainda não tenha se recordado,  darei mais uma dica: “Shampoo qualquer um, condicionar só monange”.
Acredito que agora você tenha recordado!
Ao contrário do que dizia o comercial, o shampoo não lava os cabelos apenas. Alguns shampoos, possuem em suas fórmulas princípios ativos especiais indicados para tratamentos específicos, como por exemplo, o shampoo anti caspa, que em sua maioria possuem em sua formulação cetoconazol (substância antifúngica), responsável pela ação anticaspa.
Outra propriedade importante – acredito eu – é a capacidade de limpeza com o mínimo de agressão possível.  Essa propriedade encontra-se estritamente relacionada ao pH do shampoo.
O potencial hidrogeniônico, mais conhecido como pH, é usado para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância.
O pH da camada externa que protege o fio do nosso cabelo (cutícula), possui pH entre 4,2 e 5,8.
Daí a importância do pH do shampoo utilizado em nosso dia a dia estar nesta faixa de valores. Shampoo com essa faixa de pH são capazes de uma limpeza eficaz  com o mínimo de agressão.
Se utilizarmos um shampoo com um pH alcalino (cerca de pH = 8.0) por exemplo, as cutículas dos cabelos se abrirão, portanto, a limpeza será mais profunda, contudo os cabelos ficarão com aspecto opaco, embaraçado, ressecado.


Baseada nessas informações, utilizei peagâmetro,  um equipamento simples, muito útil e que qualquer laboratório de química possui para verificar o pH de 2 shampoos, sendo que, um deles é indicado para o dia a dia e o outro é para utilizar apenas 1 vez por semana (anti resíduo).
Já que estava com a “mão na massa”, aproveitei para verificar o pH de outros produtos que utilizo em minha residência: são 3 máscaras, 1 leave-in e 1 fluído de queratina.
Vamos assistir o vídeo abaixo para ver como eu verifiquei o pH dos meus produtos?

Vamos analisar os resultados obtidos?
Segue abaixo:
Shampoo 1 – Keratina Vizcaya
Descrição do fabricante: “... Deixa os cabelos visivelmente mais macios e brilhantes, além de proporcionar um aspecto cada vez mais liso e saudável... Principais ativos: Keratina, D-Pantenol, Proteína da Seda e Proteína hidrolisada.
Resultado obtido: pH = 6.27
Minhas considerações: Como você pode observar o pH deste shampoo está próximo do pH do shampoo anti-resíduo Keramax (descrito logo abaixo), portanto, ao lavar os cabelos, notei que sua textura ficou "meio dura". Creio que, isso é lógico, pois nós queremos que a queratina contida no produto penetre no fio do cabelo, e para que isso ocorra o pH do shampoo deve ser maior do que seria normalmente em um outro tipo de shampoo. Eu prefiro, particularmente, para o dia a dia, shampoo com pH em torno de 4.5. Apesar disso esse produto está sendo muito bom para os meus cabelos, realmente ele deixa minhas madeixas com brilho como prometido no rótulo da embalagem.
Shampoo 2 – Anti-resíduo Keramax Geléia Real
Descrição do fabricante: “A fórmula balanceada do shampoo anti-resíduo Keramax proporciona uma limpeza profunda da raiz às pontas, removendo resíduos, poluição e gordura pois é rico em creatina, um importante derivado aminoácido que constitui a fibra capilar e auxilia a ação da queratina e geléia real... seus cabelos ficarão extremamente saudáveis, brilhantes e sedosos.
Resultado obtido: pH= 6.90
Minhas considerações: surpreendeu-me o valor do pH deste shampoo. Está muito próximo do neutro... é praticamente neutro! Embasada nas minhas pesquisas via web, eu esperava por um pH = 8.0 aproximadamente. Acredito que essa marca, tenha preocupado-se em formular um produto que limpasse profundamente os fios, sem muita agressividade. Após lavar meus cabelos, notei que sua textura havia mudado, ficou um pouco “duro” e cheio de nóz. Fazendo uma comparação grosseira: quando você lava as roupas com sabão em pó, não usa amaciante, e deixa secando ao sol... Tive essa sensação em meus cabelos. A partir disso, concluo, portanto, que realmente ele limpa profundamente! Após o uso do produto e verificação do seu pH, estou convencida de que a Keramax acertou, nem mais, nem menos... chegou ao ponto exato. A final de contas, ninguém quer algo demasiadamente agressivo, não é? Caso você queira, põem hidróxido de amônio, que as escamas do seu cabelo abrem rapidinho... A LOUCA! NÃO FAÇAM ISSO, É BRINCADEIRINHA GENTE!
Máscara  1 – Sanny Professional 7 Nutrients Treatment
Descrição do fabricante: “Foi elaborada para hidratação dos cabelos secos, danificados ou tintos. Possui em sua fórmula 7 vitaminas ideais para a restauração dos cabelos (keratina, pantenol, silicone, gérmen de trigo, algas marinhas, aloe vera, camomila)”
Resultado obtido: pH= 2.56
Minhas considerações: Essa máscara é excelente! Ganhei de um amigo (Evandro) cabeleireiro. Esse pH é ótimo para fechar a cutícula do fio. Têm um cheirinho de salão de beleza, deixa os cabelos com brilho e muito macios. Não preciso falar muito sobre essa máscara, pois ela fala por si só! Recomendo. Valeu Evandro, muito obrigada de coração. Estou amando essa máscara.
Máscara 2 – Keramax Creme Reconstrutor Capilar Geléia Real
Descrição do fabricante: “... repõe a queratina natural dos cabelos, reestruturando e revitalizando os fios...”
Resultado obtido: 5.25
Minhas considerações: É uma máscara bem consistente, também possui um cheiro super agradável e suave. Deixa os cabelos sedosos e com brilho. Rende muito por ter uma textura firme. Acredito que o seu pH é aceitável.
Máscara 3 – Pantene Pró-V Hidratação Intensa
Descrição do fabricante: “... contém um avançado complexo de pró-vitaminas que ajuda a reparar e hidratar para um cabelo mais saudável e suave.
Resultado obtido: pH = 4.50
Minhas considerações: Possui um cheirinho muito bom e realmente deixa os cabelos hidratados e com brilho. Possui um pH, dentro das minhas expectativas, ou seja, próximo ao pH da cutícula do fio.
Leave-in Defrizante e Selante – Keramax linha Geléia Real
Descrição do fabricante: “Além de selar as cutículas dos fios evitando a penetração de agentes externos, possui creatina, um importante aminoácido, que auxilia a ação da queratina...”
Resultado obtido: pH = 5.14
Minhas considerações: Utilizo este leave-in no dia a dia, pois ele não deixa meus cabelos pesados, devido à sua consistência fluída. A embalagem informa que ele é termoativo, portanto, é ativado pelo calor do secador ou chapinha. Mesmo sem a aplicação de calor, seu resultado para o dia a dia é bom. Observem que a máscara capilar da mesma marca, possui pH = 5.25 e o leave-in pH = 5.14, ou seja, possuem pH similar.
Fluído de Queratina Anaconda
Descrição do fabricante: “O fluído de queratina reestrutura a fibra capilar, regenerando os fios dos cabelos da sua raiz até as pontas. Devolve a seus cabelos brilho e maciez, protegendo os fios dos danos causados pelo secador ou chapinha.”
Resultado obtido: 4.95
Minhas considerações: Utilizei esse produto, pela primeira vez, no tutorial sobre cauterização capilar (veja em meu canal no youtube). Gostei do seu resultado.  Seu cheirinho lembra muito shampoo barato, contudo, como eu aplico a máscara após a queratina líquida, seu cheiro não predomina ao final do tratamento e sim o da máscara.
Desculpem-me pelo post extremamente longo, pois o meu objetivo era de algo bem instrutivo e rico em informações.
Um forte abraço.

5 comentários:

  1. Ah, ficou lindo o Blog, já tou me colocando como seguidor! e o vídeo muito bom! isso aí continua que tem futuro!

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula... passei para prestigiar seu blog e gostei, parabéns!
    Sua análise dos produtos ficou legal, e vindo de uma química ajuda a ter segurança na escolha dos produtos.

    Posso pedir um próximo tópico? hehe
    Vejo em muitos sites como se mantém os pincéis de maquiagem.... mas ainda não cheguei a melhor conclusão de como fazer a limpeza dos mesmos e de quanto em quanto tempo. É apenas uma sugestão porque vejo que muitas tem a mesma dúvida.

    Continuarei acompanhando seu blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Greice. Pretendo fazer um post sobre pincéis dentro em breve. Até parece que você "leu" meus pensamentos. Obrigada pelo prestígio. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o blog ficou lindo.
    Aos poucos o pessoal vai fazendo parte.Se precisar de uma ajuda podemos fazer um sorteio de Natal,sei la.Como eu estou começando tb rsrs Veja o q acha!!!!!!!!
    Beijos e boa sorte :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Diana. Interessante! Essa é uma idéia que precisa ser amadurecida, uma vez que, como você, também sou novata e nem imagino como são os trâmites. Contudo, a idéia é ótima. Um beijão.

    ResponderExcluir