quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Samba de Gafieira – Cadeirinha ou Colinho

 

Olá queridas leitoras do Blog Mania de Mulher.

Hoje, inaugurando a nova TAG "Dança de Salão" irei mostrar alguns passos que tenho aprendido durante as aulas de dança. Não esperem linguagem técnica nos posts pois não sou professora, sou apenas uma admiradora da dança de salão em uma longa jornada de aprendizado.

O Samba de Gafieira é um ritmo desafiador, pois envolve ginga, malandragem nos movimentos, entrosamento entre o casal e muita condução. Esse é o ritmo em que eu e o meu parceiro temos maiores dificuldades, mas não podemos desanimar, pois é um ritmo envolvente, gracioso e divertido para quem está dançando e para quem está olhando, além disso é muito tocado onde gostamos de frequentar.

O passo da cadeirinha (ou colinho) pode ser considerado um passo aéreo pois os pés da dama saem do chão.

maxresdefault

Na imagem acima, é possível observar a preparação para entrar no passo, onde os joelhos estão levemente flexionados e o peso da dama está na sua perna direita para que ela dê o impulso necessário para saltar sobre o colo do cavalheiro. No momento do salto, a perna sem peso (a perna esquerda) é a primeira que vai, e a perna que ela usou para dar o impulso (a direita) é a última que vai, então a dama senta-se rapidamente cruzando as pernas. Para sair da cadeirinha a perna direita é a primeira a tocar o chão e a dama segue cruzando a perna esquerda em um gancho.

mage-egui

A descrição do passo é referente a atitude da dama, eu nunca sei o passo do cavalheiro (rs…).

Separei um breve vídeo, de apenas 12 segundos, que demonstra a dinâmica do passo.

Cadeirinha–Samba de Gafieira

 

E não se esqueçam que a dança traz inúmeros benefícios, como redução do estresse, aumento do gasto calórico, da frequência cardíaca e da auto-estima, fortalece a musculatura, melhora a postura, a coordenação motora e a flexibilidade e também fazemos muitos amigos que compartilham conosco algo em comum: a dança.

Deixo vocês com um grande abraço.

L E I A  T A M B É M .  .  .

Dançando com Jaime Arôxa em Piracicaba

Maquiagem para Dança do Ventre

Li e Indico: "A fúria dos Reis"

Progressiva com Ácido Glioxílico: Fique de Olho!

As Belezas de Piracicaba

Pinceis para Pó e para Blush Macrilan

Um comentário: