sábado, 15 de fevereiro de 2014

Primeiros Passos para Dançar Tango

 

Olá queridos leitores do Blog Mania de Mulher!

O tango é um estilo musical de sólida identidade que está  fortemente atrelado à dança. Quando pensamos em tango, imediatamente formamos a imagem mental de um casal intimamente conectado pela parte superior do corpo, executando lindos trabalhos de pernas.

Quando o professor anunciou: "Hoje nós vamos aprender tango", a sensação de euforia e ao mesmo tempo apreensão tomou conta de mim, uma vez que o tango é muito admirado em nosso país, mas apesar disso, é cercado pelo mito de ser uma dança muito difícil de aprender.

tango

A percepção musical é muito importante para ambas as partes (dama e cavalheiro), porém, do cavalheiro é exigido uma percepção mais aguçada porque é ele quem conduz a dama. As músicas possuem momentos "altos" e momentos "baixos" e cabe ao cavalheiro identificar tais momentos para estar sempre dentro do ritmo da música e adicionar uma pitada à mais de emoção no momento apropriado.

O professor nos aconselhou a ouvir diferentes músicas de tango no dia a dia, para que nossos ouvidos se familiarizem com a "batida" da música, segundo ele, isso contribui muito para o desenvolvimento da percepção rítmica desse estilo musical.

A esposa do meu professor, também é do mundo da dança. Ela veio da Argentina para o Brasil, e trouxe consigo uma bagagem considerável de conhecimento e técnica, das quais seu marido (meu professor) fez bom proveito.

O tango que, por mim, era considerado um tabu, fluiu pelo meu tronco, pernas e pés de forma tão suave, agradável e natural que a aula terminou com sabor de quero mais!

Hoje, eu aprendi que o passo básico é constituído por três partes, a saber: saída básica, caminhada e resolução. Onde a saída básica é na contagem 1, 2; a caminhada constitui os passos 3, 4 e o cruzamento das pernas da dama no 5 e a resolução constitui os passos 6, 7 e 8. O 8 é uma transferência de peso para começar tudo novamente. Ou seja, a base é constituída por 8 passos.

Também aprendi a fazer Ochos Atras (oitos atrás) e Ochos Adelante (oitos à frente) e sanduíche. O professor também ensinou duas saídas diferentes, que podem ser realizadas depois de executar os oitos e o sanduíche.

Selecionei três vídeos bem objetivos e rápidos que ensinam a executar os oitos à frente e oitos atrás e o sanduíche. Vejam só como é fácil e visualmente bonito.

Ochos Adelante

Oito à frente–Tango

Ochos Atras

Oito Atrás–Tango

Sanduíche

Sanduíche–Tango

Para os amigos aqui de Piracicaba, que irão me perguntar onde eu faço aulas de dança de salão, fica registrado aqui… escola Palacete Dança & Música, situada na Rua São José, n. 860 (esq. c/ a Rua Governador), Centro, Piracicaba (www.palacetedancaemusica.com.br).

O tango, melhora a postura, a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração, a auto-confiança, estimula a criatividade… enfim, a prática da dança de salão nos dá prazer, alegria e descobrimos o quanto somos capazes de vencer barreiras e dificuldades.

Mexa seu corpo e descubra-se também!

Até a próxima.

L E I A   T A M B É M

Samba de Gafieira – Cadeirinha ou Colinho

Rock Soltinho – Irreverência e Ousadia

Sugestão de Maquiagem para Dança do Ventre

Resenha Absolut Control Loreal

Panqueca Integral Fácil

Cupcake de Beijinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário