sábado, 16 de julho de 2016

Qual é o pH do Yamasterol

Olá leitoras do Blog Mania de Mulher!

O creme yamasterol se viralizou entre as adeptas da técnica Curly Girl devido a sua multifuncionalidade, preço e qualidade.
Para quem não conhece, a técnica Curly Girl foi criada por Lorraine Massey, a qual - em alguns casos - exclui o uso dos shampoos para lavar os cabelos, - em outros casos - os cabelos são lavados com shampoo sem sulfato. Em ambos os casos, para a limpeza e tratamento dos fios, não são permitidos produtos que contenham em sua formulação parafina líquida, óleo mineral, petrolatos, dentre outros.
Assim, a linha Yamasterol se encaixa dentro dos requisitos para a realização da técnica mencionada.
Mas, uma dúvida sobre o produto afligia minhas noites de sono: a final qual é o pH do yamasterol?
Esse questionamento surgiu diante da frequência de comentários que eu ouvia nos quais muitas garotas e blogueiras rotulavam o yamasterol de creme com "pH alto", mas nenhuma delas sabiam dizer ao certo a procedência dessa informação, simplesmente repetiam o que haviam ouvido ou lido pela internet.
Recentemente me deparei com um blog muito famoso na internet, o "Clube do Cabelo e Cia" no qual o pH do yamasterol branco e amarelo foi medido por meio de fita indicadora de pH e o valor apontado (pH = 4,5)  divergia do que diziam a maioria das garotas.
Diante desse dilema, essa pessoinha que vos escreve resolveu entrar em ação e por a mão na massa. Como resultado, temos esse post no qual vou compartilhar com vocês o pH que obtive. Então vamos lá...
Paula em ação! (foto meramente ilustrativa)
Para o teste, utilizei um peagâmetro (pHmetro) com eletrodo de vidro combinado e compensador de temperatura.



Também foi utilizada a fita indicadora de pH (aquelas com escala de cor).

Amostras:

Onde: 1 (água de deionizada); 2 (água de torneira); 3 (água deionizada + yamasterol amarelo); 4 (água de torneira + yamasterol amarelo); 5 (água deionizada + yamasterol p/ cowash rosa); 6 (água de torneira + yamasterol p/ cowash rosa); 7 (yamasterol amarelo puro); 8 (yamasterol p/ cowash puro, da embalagem rosa).

Calibração do Equipamento:
 
O primeiro passo foi calibrar o pHmetro, dando-lhe referência com a solução tampão pH=4 e pH=7. O tampão utilizado fica conservado em geladeira e está dentro do prazo de validade.

Solução Tampão pH 4 e 7 c/ validade em mês 08/2017

Testes c/ água de diluição:
água deionizada (amostra 1), pH = 6,94

Esperava-se um pH igual à 7, todavia 6,94 está bem pertinho.

água da torneira (amostra 2), pH = 7,53

O Ministério da Saúde determina que a água potável destinada aos seres humanos por meio da rede pública de abastecimento deve estar na faixa de pH entre 6,0 à 9,5 (portaria 2914).
Rogério Felisoni, engenheiro químico e diretor técnico do Controle hídrico de São Paulo (COHESP) publicou um artigo muito interessante e esclarecedor sobre o pH ideal da água para o consumo humano e desmentiu mitos a respeito do seu efeito sobre a nossa saúde. Recomendo a leitura [aqui].

Testes c/ Yamasterol Amarelo:
Yamasterol amarelo puro (amostra 7), pH = 6,13


Yamasterol amarelo c/ água deionizada (amostra 3), pH = 6,14
Neste teste coloquei 40 mL de água deionizada + 3 doses de yamasterol amarelo (pela válvula dosadora da embalagem), agitei e procedi a leitura, obtendo um pH que praticamente não se alterou.
Enquanto o pHmetro nos remete ao valor exato do pH (teste quantitativo), a fita indicadora de pH (teste qualitativo) nos fornece um valor aproximado. Vejamos abaixo:

Yamasterol amarelo c/ água deionizada (amostra 3), pH = 5 aprox.
Portanto, em termos de exatidão, o pHmetro é mais indicado que a fita indicadora.
Yamasterol amarelo c/ água de torneira (amostra 4), pH = 6,64

Neste teste coloquei 40 mL de água de torneira + 3 doses de yamasterol amarelo (pela válvula dosadora da embalagem), agitei e procedi a leitura.
Percebe-se que ao diluir o yamasterol amarelo na água de torneira ou água deionizada a variação de pH é bem pequenina, haja visto que o pH da água de torneira (7,53) e o pH da água deionizada (6,94) não estão tão distantes do pH da do yamasterol amarelo (6,13).
Em seguida temos o teste qualitativo:

Yamasterol amarelo c/ água de torneira (amostra 4), pH = 6 aprox.
 
Testes c/ Yamasterol p/ Coawash Rosa

Yamasterol p/ cowash puro (amostra 8), pH = 4,45

O yamasterol desenvolvido especificamente para cowash (da embalagem rosinha), apresenta um caráter ácido (4,45).
Quando diluído em água deionizada temos o seguinte:

Yamasterol para Coawash c/ água deionizada (amostra 5), pH = 5,15
Neste teste coloquei 40 mL de água deionizada + 3 doses de yamasterol para cowash (apertando a válvula dosadora da embalagem), agitei e procedi a leitura, cujo valor obtido foi de 5,15.
No teste qualitativo com a fita indicadora de pH temos:


Yamasterol para Cowash (amostra 5), pH = 5 aprox.
A foto acima não ficou fidedigna, mas o valor indicado corresponde à pH = 5.
Vale lembrar que todos os testes qualitativos que foram realizados aqui são desnecessários, já que o pHmetro nos fornece com exatidão o valor do pH das substâncias analisadas. Contudo para que o post ficasse mais didático realizei os testes com a fita indicadora de pH apenas para reforçar a ideia de que esta ferramenta nos fornece um valor aproximado do real.
O teste seguinte foi realizado utilizando-se a água de torneira como água de diluição.

Yamasterol para Cowash c/ água de torneira (amostra 6), pH = 6,31
Aqui coloquei 40 mL de água torneira + 3 doses de yamasterol para cowash (apertando a válvula dosadora da embalagem), agitei e procedi a leitura, cujo valor obtido foi de 6,31.
No teste qualitativo o valor foi de aproximadamente 6.

Yamasterol para Cowash (amostra 6), pH = 6 aprox.
A tabela abaixo, sintetiza todos os resultados encontrados para fácil visualização. Peço a gentileza que ao replicar essas informações citem a fonte, pois tive dispêndio de tempo e dedicação para fazer esse post. Plágio é crime!


Bom, agora que já sanei minha curiosidade, já posso deitar e descansar em paz, rsrsrs...
O Blog Mania de Mulher está recheado de assuntos interessantes, fiquem a vontade para explorá-los.
Um grande abraço e até a próxima...


LEIA TAMBÉM

2 comentários:

  1. testa as mascaras da lola. ninguem sabe ao certo o ph delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga.
      Compreendo a sua curiosidade, mas se eu for testar produtos Lola eu entro em falência, rsrs...
      Obrigada por visitar o blog!
      Abraços.

      Excluir